29/10/2024

Evento reuniu representantes de diversos países para discutir os desafios pastorais e promover o diálogo sobre a realidade das novas gerações de jovens na América Latina.
O Vida e Juventude marcou presença no XVII Encontro da Rede Latino-Americana de Centros e Institutos de Pastoral Juvenil (REDLACIPJ), realizado entre os dias 6 e 12 de outubro, no Centro Magis Anchietanum, em São Paulo. O evento reuniu representantes de sete países da América Latina, além dos Estados Unidos, para discutir os desafios pastorais e a realidade das novas gerações de jovens.
O lema do encontro deste ano foi “Nossa rede frente às novas gerações de juventude: realidades e desafios pastorais”, complementado pelos motes “Olhos abertos para a realidade concreta” e “No partilhar é que reconhecemos Jesus”. O objetivo geral do evento foi criar um espaço de troca de experiências, onde fosse possível refletir e aprofundar a compreensão sobre a realidade juvenil atual, além de fornecer diretrizes e referências para o trabalho pastoral.
Intercâmbio de saberes
O encontro contou com a participação de dezenove Institutos e Centros, representando sete países da América Latina, além dos Estados Unidos. Entre os destaques, estiveram as palestras dos professores Martha Lucia Gutiérrez, do Observatório Javeriano de Juventude da Pontifícia Universidade Javeriana (Bogotá/Colômbia), que abordou o tema “Criando rede, conhecendo realidades juvenis na América Latina”; Vanessa Araújo Correia, que apresentou “Características das novas gerações e ação pastoral às juventudes”; e Victor Hugo Nedel Oliveira, PhD e professor da UFRGS, que discutiu “Juventude Brasileira Hoje”.

O evento contou ainda com a presença de importantes lideranças religiosas, como Dom Wilson Basso, da Comissão da Juventude da CNBB, Irmã Maristela Ganassini, representando a CRB Nacional, e Pe. Fábio Antunes do Nascimento, diretor do Centro de Formação Pastoral CEBITEPAL do CELAM.
Fortalecimento da rede latino-americana
Durante as atividades, foi destacada a importância do fortalecimento da identidade latino-americana entre os Centros e Institutos de Pastoral Juvenil. A partir dos princípios norteadores da Rede, os participantes reafirmaram o compromisso de trabalhar em linha comum, respeitando as diferenças culturais e buscando sempre a inclusão social dos jovens. A República Dominicana foi escolhida como sede do próximo encontro da REDLACIPJ, em 2026.
...................... ASCOM - Assessoria de Comunicação
Vida e Juventude
Comments