top of page

Fundação da Instituição

A nossa história teve início na Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Brasília, no Distrito Federal, especialmente da cidade de Samambaia. Um grupo formado por jovens assessores/as refletia a necessidade de ter uma organização mais consolidada para ampliar as ações voltadas para a promoção da cidadania de jovens em situação de vulnerabilidade social. A maioria atuava no acompanhamento e na evangelização de jovens em várias paróquias da Arquidiocese de Brasília. No entanto, percebiam que havia muitos/as jovens não engajados/as na igreja e que também precisavam de suporte e apoio em seus projetos de vida.

Nessa perspectiva, iniciamos as ações do Centro Popular de Formação da Juventude - Vida e Juventude em uma garagem situada em Samambaia Norte/DF, articulando a prestação de serviços de assessoria (oficinas, cursos e seminários) e acompanhamento a projetos sociais de comunidades carentes na geração de emprego e renda.

O grupo era formado por profissionais voluntários/as de várias áreas do conhecimento, dentre elas, Teologia, Educação, Filosofia, Política, Psicologia, Sociologia. As assessorias eram gratuitas e agendadas conforme as demandas apresentadas e a disponibilidade dos/as voluntários/as. Esse serviço é prestado pela instituição até hoje.

Com o tempo foi percebida a necessidade de registro da instituição para a captação de patrocínios e a formalização de parcerias para a ampliação dos trabalhos. A assembleia que formalizou a fundação da instituição, Centro Popular de Formação da Juventude, ocorreu em 17 de outubro de 1999. Contou com a presença dos/as voluntários/as que já atuavam há algum tempo na instituição em ações comprometidas com as causas das juventudes das comunidades empobrecidas do DF e Região. Na oportunidade, todos/as se associaram e elegeram a primeira diretoria, com o intuito de consolidar a instituição como um instrumento de transformação social.

bottom of page