top of page
Buscar

Webinário marca lançamento de nova modalidade do Projeto Família Solidária e fortalece trocas entre equipes

  • Foto do escritor: ASCOM
    ASCOM
  • 30 de set.
  • 3 min de leitura

Evento reúne especialistas, gestores, técnicos e famílias solidárias para debater novas práticas de acolhimento e lançar guia inédito


30/09/2025

Foto: Natália Teles
Foto: Natália Teles

No último dia 19 de setembro o Vida e Juventude - Projeto Família Solidária (PFS), realizou o webinário de lançamento da nova modalidade de Acolhimento em Família Solidária: Apoio à Inserção Social – Acolhimento Institucional. O evento, realizado em formato híbrido, reuniu especialistas, gestores, técnicos e famílias solidárias de diferentes estados. O encontro foi marcado pelo lançamento do Guia da Nova Modalidade, resultado de um processo de construção coletiva que visa ampliar as

possibilidades de proteção e garantir maior apoio à inserção social de crianças e adolescentes em situação de ameaça.


Reflexões iniciais e homenagem


O webinário foi conduzido pela Coordenadora Técnica do PFS, Valdenise Barreto, e teve início com a apresentação cultural do cordelista Gleison Lima. Logo em seguida, a mesa de abertura contou com a participação de Denise Avelino, Coordenadora-Geral do PPCAAM, Fabiano Romes, presidente do Vida e Juventude, Giselle Kirsme, Defensora Pública do DF, e Kayan Fagundes, Coordenador do Projeto Família Solidária. Na sequência, Kayan apresentou o histórico e as conquistas do Projeto, trazendo um panorama geral sobre o perfil do público acolhido e das famílias solidárias.


Fabiano Romes, Denise Avelino, Giselle Kirsme e Kayan Fagundes - Foto: Natália Teles
Fabiano Romes, Denise Avelino, Giselle Kirsme e Kayan Fagundes - Foto: Natália Teles

Ainda pela manhã, foi realizada a mesa-redonda sobre o papel da gestão na implementação da nova modalidade, que contou com a presença de Denise Avelino, Coordenadora-Geral do PPCAAM, Deila Martins, Coordenadora Executiva do Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (GAJOP), Júlia Salvagni, psicóloga e representante da Coordenação Geral de Alta Complexidade, Secretaria Nacional de Assistência Social, Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, e Kayan Fagundes, Coordenador do PFS.


Foto: Natália Teles
Foto: Natália Teles

O painel seguiu com reflexões iniciais sobre a modalidade de Apoio à Inserção Social, apresentadas por Carla Cerqueira, psicóloga do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro (CEDECARJ), e Jacqueline Soares, assistente social do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro (CEDECA/RJ) e técnica de referência do FASOL/PPCAAM, que compartilharam experiências práticas no acolhimento de crianças e adolescentes em situação de ameaça.


 Foto Natália Teles
Foto Natália Teles

Encerrando as atividades da manhã, o coordenador do Projeto Família Solidária, Kayan Fagundes, conduziu uma homenagem ao CEDECA do Rio de Janeiro pela criação da nova modalidade de Apoio à Inserção Social – Acolhimento Institucional. A entrega da placa de reconhecimento foi feita às representantes da organização, Carla Cerqueira e Jacqueline Soares, como gesto simbólico de valorização do trabalho pioneiro desenvolvido pela instituição. 

 

Experiências e diversidade regional


No período da tarde, o debate foi aprofundado na mesa sobre a evolução do acolhimento, mediada por Vinícius Fernandes, cientista social do Vida e Juventude, que contou com a participação de Carla Cerqueira, psicóloga do CEDECARJ/RJ, Jacqueline Soares, assistente social do CEDECA/RJ e FASOL/PPCAAM, e Vera Cristina, coordenadora do CEDECA/RJ.


Foto: Natália Teles
Foto: Natália Teles

Em seguida, Ianna Karlla, articuladora institucional do PFS, conduziu a mesa que destacou as experiências do PPCAAM/PE. A mesa contou ainda com a participação dos técnicos do PPCAAM/PE: Ediane Izidório, coordenadora-geral, Gabriela Medeiros – Assistente Social, Luciano Andrade – Psicólogo, Vinícius Araújo – Assistente Social e Wanêssa Soares – Advogada, que relataram um panorama dos desafios e avanços do trabalho no estado.


Foto: Natália Teles
Foto: Natália Teles

Outro momento marcante foi a exibição de vídeos com depoimentos sobre a vivência do acolhimento e a mesa com participação direta de famílias solidárias, representadas por famílias do Rio de Janeiro e de Pernambuco.


Encerrando o encontro, a mesa “Família Solidária: Relatos da Proteção” trouxe os testemunhos de Heleno, do Ceará, e Tarcila, do Espírito Santo, além de vídeos da Família Solidária de Pernambuco e do Rio de Janeiro. Esses relatos reforçaram o lema “Nada sobre nós, sem nós”, reafirmando a importância do protagonismo das famílias que, no dia a dia, acolhem e protegem vidas.


Sobre o webinário o coordenador do PFS Kayan Fagundes afirmou “foi a conclusão de um esforço conjunto das equipes técnicas do PPCAAM e do PFS para consolidar uma nova alternativa de cuidado que garanta, ao mesmo tempo, a atuação integrada dos serviços de atendimento à criança e ao adolescente, com respeito às suas individualidades e às suas histórias de vida, e promovendo a convivência familiar e comunitária nos territórios de incidência do Programa.”


Mais do que o lançamento de um guia, o webinário representou um marco na consolidação da política de acolhimento em Família Solidária no âmbito do PPCAAM, fortalecendo redes de proteção, integrando equipes e valorizando as experiências locais.


....................................


ASCOM - Vida e Juventude

 
 
 

Comentários


bottom of page