Vida e Juventude - ETF/PPDDH articulação com lideranças Avá-Guarani durante missão no Oeste do Paraná
- ASCOM

- 10 de jun.
- 2 min de leitura
10/06/2025

Representantes da equipe técnica federal do PPDDH acompanham comunidades ameaçadas e articulam ações interinstitucionais para promoção da proteção e continuidade das lutas em defesa do território e dos modos de vida tradicionais
Entre os dias 23 e 27 de maio, integrantes da Equipe Técnica Federal do Programa de Proteção aos Defensores(as) de Direitos Humanos, Comunicadores(as) e Ambientalistas (ETF/PPDDH) - Vida e Juventude, estiveram no Oeste do Paraná como parte da missão especial organizada pelo Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) às comunidades indígenas Avá-Guarani.
A iniciativa teve como objetivo principal o fortalecimento do diálogo com as lideranças locais, o acompanhamento das denúncias de violações de direitos humanos, especialmente nas áreas de segurança alimentar, saúde, educação e segurança, além da articulação conjunta com órgãos públicos e entidades da sociedade civil para articulação de medidas de proteção às lideranças indígenas ameaçadas.
A missão contou com a participação de representantes de diversas entidades: do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da coordenação geral do PPDDH; do Ministério dos Povos Indígenas (MPI); da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai); do Ministério Público Federal (MPF); da Defensoria Pública da União (DPU); da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR); da Comissão Guarani Yvyrupa; do Conselho Indigenista Missionário (CIMI); além de organizações da sociedade civil, como Terra de Direitos, Justiça Global e universidades públicas.

No decorrer das atividades em campo, a ETF/PPDDH visitou os Tekohas Yvy Okaju, Yvyju Awary, Arakoé e Tata Rendy, nos municípios de Guaíra e Terra Roxa. As ações tiveram como foco o aprofundamento do vínculo com as lideranças indígenas, a escuta das demandas e a identificação de caminhos possíveis para a continuidade das lutas em defesa do território, da cultura e do meio ambiente.
A atuação do grupo se soma a um esforço mais amplo do PPDDH, que atualmente acompanha 19 lideranças Avá-Guarani ameaçadas na região de Guaíra e Terra Roxa. Em parceria com órgãos e instituições, vêm sendo desenvolvidas ações que contribuem diretamente para a segurança das comunidades, como a instalação de equipamentos de iluminação, comunicação e abastecimento de água, além da articulação de políticas públicas que atendam as necessidades das comunidades e respeitem o modo de vida tradicional.

Para a coordenadora assistente da ETF/PPDDH, Lusiene Ribeiro, a iniciativa reforça e amplia a articulação entre os atores envolvidos na proteção das defensoras e dos defensores: “Em um cenário de constantes ameaças e desafios, a atuação conjunta com a comunidade é de suma importância. Essa colaboração próxima é o que nos permite assegurar a continuidade das ações em defesa da terra, da vida e do acesso às demais políticas públicas pelos povos indígenas. É um trabalho contínuo, que apresenta inúmeros desafios, mas é profundamente gratificante, motivando-nos a prosseguir com ainda mais dedicação”, afirmou Lusiene.

A presença da Equipe Técnica Federal do PPDDH no território reafirma o compromisso do Vida e Juventude com a escuta qualificada, o diálogo e a construção coletiva de estratégias de proteção que considerem os contextos e modos de vida dos povos tradicionais. Em um cenário de constantes ameaças, a atuação articulada com as lideranças indígenas é fundamental para a continuidade das lutas em defesa da terra, da vida e do Bem-Viver dos povos indígenas.
...............................................
ASCOM - Vida e Juventude
_edited.png)



Comentários