top of page
  • Foto do escritorASCOM

31 de Maio | Dia Mundial do Acolhimento Familiar

31/05/2024



Hoje, dia 31 de maio, celebramos mundialmente, o Dia Internacional do Acolhimento Familiar. O acolhimento é uma medida de proteção, prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), destinada a crianças e adolescentes que precisam ser afastados temporariamente de sua família de origem. 


É uma medida excepcional e provisória, que pode ser aplicada por meio de três modalidades: acolhimento institucional, casa lar ou família acolhedora. Assim, por meio do atendimento em ambiente familiar e residencial, a proposta é garantir atenção individualizada e convivência social e comunitária para crianças e adolescentes afastados de suas famílias por decisão judicial.

 

Diante deste cenário, o Família Solidária consiste em um recurso excepcional e temporário, até que seja encontrada uma solução de caráter permanente para a criança ou adolescente incluídos desacompanhados dos pais ou responsáveis no Programa de Proteção a Criança e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM). Dessa maneira, consagrando-se como uma estratégia possível de enfrentamento à letalidade e à institucionalização de crianças e adolescentes no Brasil. 


Nesse sentido, a Equipe Nacional do Projeto Família Solidária (PFS) e o Centro Popular de Formação da Juventude-Vida e Juventude, parabenizam todas as famílias solidárias parceiras do PFS no país, que se colocam à disposição para o acolhimento familiar, seja na modalidade “Residencial” ou “Apoio à Inserção social – moradia independente ou inclusão familiar”, proporcionando afeto, cuidado, continuidade no desenvolvimento integral das crianças e adolescentes, na garantia ao acesso às diversas políticas públicas e aos direitos preconizados no ECA, principalmente, ao direito à convivência familiar e comunitária.


“A tempestade passa, a vida continua”.

15 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page