Vida e Juventude, MDS e MDHC avançam no diálogo entre proteção de defensores de direitos humanos e a Política de Assistência Social
- ASCOM

- 19 de ago.
- 3 min de leitura
19/08/2025

No dia 28 de julho, o Vida e Juventude promoveu, em Brasília, a segunda etapa da oficina PPDDH e Interfaces com a Política de Assistência Social, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).
A oficina teve como objetivo apresentar ao MDS as ações realizadas pela Equipe Técnica Federal do Programa de Proteção aos Defensores(as) de Direitos Humanos, Comunicadores(as) e Ambientalistas (ETF/PPDDH), bem como promover um diálogo qualificado sobre os desafios enfrentados pelas pessoas acompanhadas pelo Programa no acesso aos serviços, programas e benefícios garantidos pela Política Nacional de Assistência Social.
Diálogos e reflexões
A mesa de abertura contou com Louise Freire (coordenadora de apoio do PPDDH/MDHC), Elias Oliveira (diretor de Proteção Social Básica da Secretaria Nacional de Assistência Social do MDS, Jéssica Leite (chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do Gabinete do MDS), Hudson Rodrigues (vice-presidente do Vida e Juventude), Ediane Dias (coordenadora assistente da ETF/PPDDH) e Maria Elisângela Antunes Pereira (defensora de direitos humanos homenageada pelo Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha). A mediação foi realizada por Érika Glória Rocha, assessora da Assessoria de Participação Social e Diversidade do MDS.
A defensora Maria Elisângela Antunes ressaltou a importância da temática debatida no evento: “Obrigada pela oportunidade de ter participado dessa oficina importantíssima do PPDDH. Nessa pauta, nessa inclusão da assistência social, foi tudo. Muito obrigada por tudo e espero poder participar mais vezes”.

O painel técnico, mediado por Hudson Rodrigues, reuniu profissionais do PPDDH e do MDS. Pela equipe do Programa, apresentaram Manuela Gentil (psicóloga), Julie de Sousa Lima e Dalva Eliá da Silva (assistentes sociais da ETF/PPDDH). Do MDS, contribuíram Patrícia Chaves Gentil (Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SESAN/MDS), Deborah Akerman (Coordenadora Geral no Departamento de Proteção Social Básica na Secretaria Nacional de Assistência Social do MDS) e Camila Salvador Cipriano (Secretaria Nacional da Política de Cuidados e Família – SNCF/MDS), trazendo perspectivas intersetoriais sobre segurança alimentar, cuidados e proteção social.
O encontro foi marcado por diálogos e reflexões voltados ao fortalecimento do atendimento a quem está na linha de frente da defesa de direitos. Para Ediane Dias, “esse foi um momento muito importante para que o Programa estreite os laços com essa política pública tão essencial, para que defensores e defensoras de direitos humanos, suas famílias e suas comunidades tenham acesso aos projetos, programas, serviços e benefícios da assistência social”.
As falas também destacaram a dimensão técnica e política do evento. “O evento foi uma experiência incrível e muito significativa para mim. Tenho grande apreço pela Política de Assistência Social e poder contribuir para a garantia de direitos é essencial para o fortalecimento da luta. Sou grata pela equipe e pela oportunidade de participar da organização. O evento foi de muito aprendizado”, afirmou Manuela Gentil.

Com a segunda etapa concluída, a oficina fortalece o compromisso conjunto entre sociedade civil e governo federal na articulação de ações concretas para a promoção da proteção, dignidade e acesso a direitos a quem atua na defesa da vida e da justiça social no Brasil. O Vida e Juventude seguirá propondo diálogos e promovendo trocas de saberes que contribuam para ampliar e qualificar esse acesso.
.............................................
ASCOM - Vida e Juventude
_edited.png)



Comentários