02/05/2024
“Nosso marco é ancestral. Sempre estivemos aqui!”
Entre os dias 22 e 26 de abril, em Brasília (DF), realizou-se a 20ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL) no Complexo Cultural Funarte, sob o tema “Nosso marco é ancestral. Sempre estivemos aqui!”. Organizado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), o maior encontro do movimento indígena brasileiro contou com a participação de mais de 200 povos de todo o Brasil.
A programação incluiu uma série de plenárias abordando temas como emergência climática, saúde mental, educação escolar indígena, comunicação indígena e políticas afirmativas. Representantes da equipe técnica do Vida e Juventude, vinculados ao PPDDH, participaram do evento onde tiveram a oportunidade de dialogar com defensoras e defensores. Durante o ATL foi realizada distribuição de cartilhas e orientações sobre o acesso e funcionamento do programa de proteção.
Walda Wajuru, cacica do povo indígena Wajuru, destacou a importância do ATL como espaço de reivindicação dos direitos dos povos indígenas e de articulação, especialmente em questões relacionadas a terra, saúde e educação, além do apoio da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB). “Somos muito impactados por isso, e é graças ao ATL e ao apoio da COIAB que conseguimos chegar até aqui”, afirmou Walda.
O encerramento do evento foi marcado pela divulgação da "Declaração Urgente dos Povos Indígenas do Brasil", documento que reafirma a luta dos povos indígenas em defesa de seus direitos, a proteção e a sustentabilidade dos territórios indígenas, entre outros pontos.
Clique aqui e confira o documento na íntegra.
コメント