top of page
Buscar

Vida e Juventude realiza oficina para fortalecer acesso de defensoras e defensores à Assistência Social

  • Foto do escritor: ASCOM
    ASCOM
  • 21 de jul. de 2025
  • 3 min de leitura

21/07/2025

Foto: Natália Teles
Foto: Natália Teles

Atividade fortalece a proteção de defensoras e defensores de direitos humanos e articula caminhos para o acesso à Política de Assistência Social


O Vida e Juventude deu mais um passo importante na articulação de políticas públicas voltadas à proteção de defensoras e defensores de direitos humanos, comunicadores e ambientalistas. No dia 2 de julho, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), realizamos a oficina PPDDH e Interfaces com a Política de Assistência Social.


Participaram da atividade representantes das equipes dos programas e projetos executados pelo Vida e Juventude: a Equipe Técnica Federal do Programa de Proteção aos Defensores(as) de Direitos Humanos, Comunicadores(as) e Ambientalistas (ETF/PPDDH), o Núcleo Técnico Federal do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (NTF/PPCAAM), o Projeto Família Solidária (PFS) e do Resgatando Vidas e Cidadania (RVC).


A oficina teve como objetivo apresentar ao MDS, as ações realizadas pela ETF /PPDDH, bem como promover um diálogo qualificado sobre os desafios enfrentados pelas pessoas acompanhadas pelo programa no acesso à Política Nacional de Assistência Social.


Participaram da mesa de abertura o secretário-executivo substituto do MDS, Gustavo Alves de Souza; a chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do Gabinete do MDS, Jéssica Leite; o coordenador-geral do PPDDH, Igo Martini; o presidente em exercício do Vida e Juventude, Hudson Rodrigues; e a coordenadora assistente da ETF/PPDDH, Camila Thiari. A mesa de foi mediada por Érika Glória Rocha, assessora da Assessoria de Participação Social e Diversidade do MDS.


Foto: Natália Teles
Foto: Natália Teles

O painel técnico, mediado por Hudson Rodrigues, contou com as falas das assistentes sociais da ETF/PPDDH Dalva Eliá, Tamires dos Anjos e Julie Lima. Também participaram Julia Matinatto, coordenadora de projeto do Departamento de Proteção Social Especial (MDS); Valéria Souza, gerente de projeto da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (MDS); e Thatiana Fávaro, coordenadora-geral de Articulação Federativa do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (MDS).


Foto: Natália Teles
Foto: Natália Teles

A oficina integra um conjunto de ações do Vida e Juventude para promover a articulação e o diálogo entre diferentes setores governamentais e a sociedade civil organizada, em busca de respostas mais eficazes para quem atua na linha de frente da defesa de direitos no Brasil, especialmente no contexto do PPDDH.


“Esse foi um marco para o PPDDH. Essa oficina era muito esperada por nós da Equipe e, principalmente, pelas assistentes sociais do Programa. É um momento rico de discussão sobre a política pública e os desafios enfrentados por quem está na ponta defendendo direitos humanos e em situação de risco”, afirmou Julie Lima.


“A oficina foi muito importante para o fortalecimento das articulações institucionais e, principalmente, pela oportunidade de estreitar o diálogo com os representantes do MDS, apresentando os desafios vivenciados cotidianamente no atendimento às defensoras e defensores de direitos humanos acompanhados pelo PPDDH”, destacou Dalva Eliá.


“A oficina foi um passo fundamental para fortalecer a articulação interinstitucional entre a sociedade civil organizada e o governo federal, por meio dos MDHC e do MDS. Para nós, do Vida e Juventude, foi um momento potente e simbólico, em que colocamos o protagonismo dos defensores e defensoras de direitos humanos no centro dos diálogos institucionais. Seguimos afirmando: é com escuta, coragem e articulação coletiva que construímos caminhos de proteção e justiça social”, acrescentou Bartiria Monteiro,  Articuladora de Redes do Vida e Juventude.


A segunda etapa da oficina será realizada no dia 28 de julho, com a presença de representantes da ETF/PPDDH – Vida e Juventude e do MDS, dando continuidade às discussões iniciadas.


....................................


ASCOM - Vida e Juventude

 
 
 

Comentários


bottom of page