Nota de Repúdio
- ASCOM

- 13 de jul.
- 1 min de leitura
13/07/2025
O Vida e Juventude vem a público repudiar o assassinato do jovem Everton Rodrigues, indígena do povo Avá-Guarani, na região Oeste do Paraná.
O Centro Popular de Formação da Juventude – Vida e Juventude, organização da sociedade civil responsável pela execução do Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas (PPDDH) em âmbito federal, manifesta seu profundo pesar e veemente repúdio pelo brutal assassinato do jovem indígena Everton Rodrigues, da tekoha Yvyju Avary, no município de Guaíra (PR), região Oeste do Paraná.
O crime, marcado por extrema violência, expressa de forma inaceitável o agravamento da violência contra os povos originários que resistem e lutam pela retomada de seus territórios tradicionais.
Neste momento de dor, o Vida e Juventude se solidariza com os familiares, amigos, parentes de Everton Rodrigues e todas as comunidades Avá-Guarani do Oeste do Paraná, especialmente aquelas que sofrem ataques por defenderem o direito ancestral à terra, à cultura e aos modos de vida.
Reiteramos a urgência de uma investigação célere, rigorosa e independente, com identificação e responsabilização dos autores deste crime bárbaro. É imprescindível que as autoridades atuem com inteligência, rapidez e sensibilidade para prevenir novos ataques, garantindo condições reais de segurança para quem segue na linha de frente na defesa dos direitos humanos, da justiça e do território.
Nenhuma ameaça silenciará a luta ancestral dos povos indígenas por justiça, dignidade e pelo direito ao território.
Vida e Juventude
Brasília, 13 de julho de 2025
.................................
ASCOM - Vida e Juventude
_edited.png)



Comentários