O Centro Popular de Formação da Juventude realizou nesta quinta-feira, em comemoração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorado no último dia 10, um seminário sobre Direitos Humanos e Defesa da Vida. A análise de conjuntura se deu pela Deputada Erika Kokay e do associado Daniel Seidel.
Os programas de proteção executados pelo Vida e Juventude prestaram contas das atividades desenvolvidas durante o ano.
O PPDDH, Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, bateu o recorde de viagens para atendimentos aos defensores em 2017, um quadro que mostra o compromisso da equipe e o aumento da ameaça aos defensores.
Já o PPCAAM, Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte, conduzida pelo Núcleo Técnico Federal, acompanhou dezenas de casos de vários estados brasileiros. Com a crescente violação dos direitos está cada vez mais precoce o atendimento às crianças.
O Vida e Juventude também é parceiro do Comitê Nacional em Defesa dos Territórios Frente à Mineração. Responsável pelo acompanhamento das proposições junto ao parlamento, o parceiro Jarbas Vieira relatou a situação do fatiamento do Código de Mineração em três medidas provisórias enviadas pelo governo federal e o prejuízo que o Estado terá com a redução de arrecadação de tributos em favor das grandes empresas de mineração.
A análise da Deputada Erika Kokay trouxe as novidades da tentativa do governo federal em colocar em discussão a proposta da reforma da previdência. A parlamentar demonstrou que os direitos estão sendo tirados da população brasileira e, cada vez mais, o governo oferece isenções fiscais aos grandes empresários.
A organização do evento ficou por conta dos membros da Diretoria: Jussara, José Carlos, Magda e dos associados José Ivaldo e Daniel Seidel.