25/09/2024
O Vida e Juventude manifesta sua solidariedade ao Povo Guarani-Kaiowá e expressa seu profundo repúdio e indignação diante das recorrentes violências sofridas ao longo de seu processo de luta pela retomada de seu território originário.
Repudiamos também o ciclo crescente de violações de direitos humanos, que tem marcado a luta pela terra e ceifado vidas, tal como ocorreu no último dia 18 de setembro, quando o jovem Neri Guarani Kaiowá foi brutalmente assassinado a tiros durante um ataque à retomada indígena na Fazenda Barra, na Terra Indígena Nhanderu Marangatu, localizada no município de Antônio João (MS).
Exigimos que as autoridades competentes tomem medidas imediatas para investigar o crime e responsabilizar os culpados. A escalada da violência contra o Povo Guarani Kaiowá evidencia a gravidade dos conflitos por terra e território em todo o país, situação que exige uma ação assertiva do Estado Brasileiro no avanço da demarcação, homologação e desintrusão das terras indígenas.
Este cenário também aponta para a urgência de ações coordenadas e articuladas, envolvendo todas as esferas e órgãos competentes, para pôr fim às graves violações de direitos humanos na região e garantir a segurança dos Povos Indígenas.
Desolados, manifestamos nossa solidariedade ao povo Guarani Kaiowá, reiterando nosso compromisso com a defesa de seus direitos.
Vida e as Juventude
Comments