top of page
Foto do escritorASCOM

Equipe do Vida e Juventude realiza oficina de capacitação em parceria com a UFRR

09/09/2024


Capacitação fortalece rede de proteção à infância e adolescência no estado de Roraima


Por Elis Dias


O Centro Popular de Formação da Juventude – Vida e Juventude realizou, em parceria com o Programa de Pós-graduação em Sociedade e Fronteiras da Universidade Federal de Roraima, uma oficina de capacitação destinada aos atores locais que atuam na proteção da infância e adolescência no estado de Roraima. A atividade ocorreu no dia 05 de setembro e contou com a participação de mais de 40 pessoas atuantes na pauta dos direitos humanos e da criança.


Na ocasião, refletiu-se sobre a letalidade que atinge crianças e adolescentes e quais as estratégias de enfrentamento, articuladas como rede de proteção. A profª Drª Márcia Maria de Oliveira foi uma das convidadas a contribuir na assessoria da oficina. Ela abordou a temática “Violência contra crianças e adolescentes na Amazônia”, aprofundando, a partir do método materialista histórico-dialético, fenômenos históricos que desencadearam a naturalização da exploração laboral e sexual de crianças e adolescentes, desde a Revolução Industrial. Fenômenos que alcançam também o contexto amazônico, quando consideramos o processo colonizador de antes e as práticas neocoloniais de hoje.



A oficina contou também com aporte de Leila Rodrigues e Heloisa César, atuantes no Vida e Juventude, as quais contribuíram com reflexões e dinâmicas que propiciaram aos participantes maior conhecimento do marco legal para a proteção de crianças e adolescentes e mecanismos e ferramentas de apoio para acompanhamento de casos de violação de direitos.


Ao fim da oficina, os participantes se sentiram motivados e comprometidos para o fortalecimento da cultura de proteção em Roraima. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), e o Panorama da violência letal e sexual contra crianças e adolescentes no Brasil, da Unicef e FBSP, Roraima desponta como um dos estados com altos índices de violência sexual contra crianças e adolescentes. A oficina propiciou um espaço de discussão para que todos possam trabalhar para mitigar este cenário desafiador que requer soluções articuladas entre todas as esferas públicas (municipais, estadual e federal).


...............................................


Assessoria de Comunicação - ASCOM

Vida e Juventude

 


12 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page