02/08/2024
Equipe Federal PFS, e no o centro, segurando a cartilha, Denise Avelino (CGPPCAAM).
Evento marca fechamento do ciclo de execução do PFS e o lançamento da cartilha de formação
No dia 26 de julho, aconteceu a Live: Encontro Nacional das Famílias Solidárias (PFS), marcando o fechamento do ciclo de execução do projeto e o lançamento da cartilha para a formação das Famílias Solidárias. O evento foi organizado pela Equipe Federal do PFS, vinculada ao Vida e Juventude.
A abertura dos trabalhos contou com a participação de Cláudio Vieira, Secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA), e Denise Avelino, Coordenadora-Geral de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (CGPPCAAM), ambos vinculados ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).
Cláudio Vieira (SNDCA) e Jussara Seidel (Vida e Juventude)
Planejada e conduzida para ser um momento de celebração e troca de experiências, a programação do evento contou com momentos culturais, depoimentos, apresentação audiovisual e uma palestra sobre Comunicação Não-Violenta, conduzida pela pedagoga e associada do Vida e Juventude, Jussara Seidel.
Também marcaram presença, compartilhando relatos e experiências vivenciadas junto ao Projeto, técnicos de referência e representantes das famílias solidárias dos estados do Distrito Federal/Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno, Ceará, Espírito Santo, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte.
Equipe Federal PFS
Kayan Fagundes, Coordenador-Geral do PFS, ressaltou a importância do evento: "Nossa Live certamente representou um marco muito importante, pois, além de proporcionar um momento de acolhimento e integração a toda a diversidade de famílias solidárias participantes, também aprofunda e amplia a discussão acerca do acolhimento familiar protetivo no Brasil." afirmou Kayan.
Kayan Fagundes, Coordenador-Geral do PFS
Sobre o Projeto
O projeto atende à necessidade de oferecer cuidados em diferentes modalidades de acolhimento para crianças e adolescentes desacompanhados de seus pais ou responsáveis, incluídos no Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM).
A iniciativa enfatiza que, mesmo diante da ameaça de morte, a preferência no acolhimento deve ser dada à convivência familiar e comunitária, conforme preconizado no Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária e no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/1990), em um ambiente que garanta o desenvolvimento integral dos jovens.
Além disso, a proposta busca consolidar a metodologia de acolhimento familiar na modalidade "familiar solidária" em âmbito nacional como uma alternativa ao acolhimento institucionalizado de crianças e adolescentes, estabelecendo-se como uma retaguarda do PPCAAM.
...........................................
Assessoria de Comunicação - ASCOM
Vida e Juventude
תגובות