09/08/2024
Foto: Natália Teles
Conexão Vida - Direitos Humanos no Brasil no contexto das Ações de Proteção a Defensores e Defensoras de Direitos Humanos
Por Ana Carolina Calazans e Letícia Duarte
No último Conexão Vida, realizado no dia 2 de agosto, a equipe do Vida e Juventude contou com a presença especial do professor e ex-reitor da Universidade de Brasília, José Geraldo de Sousa Junior, referência para os movimentos sociais e para nós, do Vida e Juventude. O teve como tema central "Direitos Humanos no Brasil no contexto das Ações de Proteção a Defensores e Defensoras de Direitos Humanos".
O professor José Geraldo impulsiona o projeto "O Direito Achado na Rua", que se alinha com a nossa instituição. "O Direito Achado na Rua" e o Vida e Juventude têm como similitudes de trajetórias o engajamento e o compromisso com as possibilidades de emancipação e com a reivindicação dos direitos humanos, nem sempre escritos nas declarações e nas leis. A propósito, o professor José Geraldo afirmou: “O resultado normativo não é um ponto final de um processo de politização.”
Foto: Natália Teles
Reflexões sobre Direitos Humanos
O Conexão Vida teve início artístico-reflexivo, com Geysy Kellen citando um trecho forte e bonito do livro "A Terra Dá, a Terra Quer", de Nego Bispo: “Há pessoas que são necessárias e há pessoas que são importantes. As pessoas que são importantes acham que as outras pessoas existem para servi-las. As pessoas necessárias são diferentes, são pessoas que fazem falta. Pessoas que precisam estar presentes, de quem se vai atrás.”
A reflexão apresentada por José Geraldo sobre os direitos humanos destacou a importância de entender esses direitos a partir de uma perspectiva sócio-histórica, enfatizando a correlação entre direitos humanos e lutas sociais. Ao questionar "sobre o que falamos quando falamos em Direitos Humanos?", ele nos recobra que os direitos humanos que falamos e acreditamos, enquanto instituição e equipes de trabalho, são os direitos humanos da emancipação reivindicados a partir de um lugar coletivo de luta, são os direitos humanos em que pensamento e prática estão em consonância com o bem viver, como bem nos recorda o professor, “a cabeça pensa onde os pés pisam”.
Ele ressaltou que a conquista do reconhecimento de crianças e adolescentes como sujeitos de direitos não ocorreu pela mudança de mentalidade de legisladores ou operadores do direito, mas sim por meio da luta coletiva de movimentos sociais e da sociedade civil. Da mesma forma, essa mobilização foi crucial para que a constituinte garantisse direitos a povos indígenas e comunidades tradicionais.
José Geraldo destacou a importância dos programas de proteção e a necessidade do reconhecimento e fortalecimento das políticas voltadas para essa atuação. Comentou sobre os desafios impostos pela conjuntura social e política do país e do mundo para a execução desses programas, enfatizando a importância de ações direcionadas ao protagonismo social, pluralidade e diversidade.
Vida e Juventude – Acolher para Proteger
Para nossa alegria, o Conexão Vida motivou o professor José Geraldo a escrever, em sua coluna no Brasil Popular, o texto "Vida e Juventude: Acolher para Proteger". Nele, fica nítido o alinhamento entre as trajetórias do movimento “O Direito Achado na Rua” e do Vida e Juventude. O professor disse, sobre a defesa dos direitos humanos: “Tarefa formidável. Talvez resida nessa forma de atuação, no Brasil, diferente de outros países em que cabe exclusivamente ao Estado prover as ações de proteção, o engajamento da sociedade civil traz essa dimensão de compromisso que só o social logra conferir ao participar da vida política.”
Foto: Natália Teles
O Conexão Vida é um evento realizado pelo Vida e Juventude para todas/os trabalhadoras/es da organização, visando o fortalecimento de vínculos e a troca de experiências e saberes entre as equipes.
..............................
Assessoria de Comunicação - ASCOM
Vida e Jueventude
Comentarios