Em sintonia com a Laudato Si’, em oração para o mundo
Os missionários combonianos compartilham esta breve reflexão sobre a força da oração
“Caros amigos, caras amigas, o tema deste mês em pleno tempo de pandemia é a oração.
É triste escutar algumas mensagens de pessoas amigas que gravam lá do hospital, contaminadas pelo Covid-19, pedindo apoio e oração. Custam a falar, lhes falta o respiro… É um tempo em que está nos faltando o respiro, sim… Não sabemos o que dizer, a realidade nos sufoca. Falta respiro pela doença. Falta respiro por essa situação à deriva que está tomando nosso País sem governo. Falta respiro pelo tanto de notícias, informações, comentários, opiniões, lives, redes sociais, que não nos deixam tempo para pensar, para dialogar… Falta respiro pela arrogância de tantas pessoas que gritam em nossa cara… tá difícil até se escutar…
— Oração é respiro. É ir mais fundo do que os estereótipos sobre Deus, como quem o culpa por toda esta pandemia, ou que diz que isso tudo que acontece é uma punição dele para nós, ou os que tentam convencê-lo para que faça alguma coisa para nós, em nosso lugar… Oração é respirar o mistério, é parar para escutar mais fundo. É fazer um silêncio reverente, atento, de discípulos e discípulas que precisam desaprender, aprender e reaprender… Oração é como respiração boca a boca, transferência de espírito, força, esperança… para as pessoas para as quais intercedemos. É uma comunhão espiritual, que faz com que as pessoas se sintam amadas, acompanhadas. E isso faz uma diferença incrível em nossas vidas, com certeza já o experimentaram!
— Faz muita falta a celebração em comunidade da Santa Ceia, a Eucaristia, não é? Mas… há inúmeras maneiras para rezar, também e sobretudo em nossas casas. Conheço famílias que uma vez por semana se reúnem para se preparar ao domingo, escutando juntos o evangelho, repetindo as palavras que chamam mais à atenção, ou trocando um pensamento. Outras que no fim do dia se encontram para recordar as situações da jornada, lembram de alguém que pediu uma oração especial, ou de um fato do Brasil ou de nosso cotidiano que preocupa mais… e encerram com uma oração a Maria, como mãe que protege e indica caminhos…
Finalmente tem sua oração pessoal, um encontro íntimo e silencioso. Não tem receitas, aliás, a bíblia diz que nessas horas não somos nós a rezar, mas o espírito que reza dentro de nós. O desafio maior é parar, preservar um tempo, deixar espaço a Deus, respirar…
Abraão, pai dos povos na fé, foi definido na Bíblia de um jeito simples e muito bonito: “o amigo de Deus” Podemos sair deste tempo tão difícil da pandemia, com a sensação íntima de termos aprofundado nossa amizade com Deus, de nos conhecermos de modo mais verdadeiro e, por isso, de não termos mais medo.”
Pe. Dário Bossi