O Centro Popular de Formação da Juventude comunica com profundo pesar o falecimento do proeminente Arcebispo Emérito de Porto Velho, Rondônia, Dom Moacyr Grechi, o qual foi vítima de infarto na noite de segunda-feira (17), aos 83 anos de vida.
Dom Moacyr possui um vasto histórico de luta e atuação na promoção e defesa dos Direitos Humanos na Amazônia. Sua trajetória foi pautada pela teologia da libertação, constando ainda, em sua biografia, emblemáticas ações na luta em favor do direito a terra, na defesa por pequenos agricultores, indígenas, seringueiros e causas sociais, tendo sido um dos fundadores da Comissão Pastoral da Terra (CPT), a qual presidiu por oito anos, e do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), com ampla atuação em todo território nacional.
Seu lema episcopal aduzia: “O último de todos e o servo de todos!”. O seu trabalho motivador registrou avanços significativos na promoção da igualdade e na preservação dos direitos inalienáveis de cada pessoa. Dom Moacyr deixa um legado de luta pela dignidade humana, generosidade e fraternidade, que servirá de exemplo e inspiração, não apenas para aqueles que o acompanharam em vida, mas para toda a sociedade brasileira, na busca pela efetivação dos Direitos Humanos no Brasil.
Agradecemos a Deus pelo seu testemunho de vida e pelo seu exemplo missionário de compromisso na defesa dos abandonados, dos pobres e dos aflitos. Toda a equipe do Centro Popular de Formação da Juventude manifesta seus sinceros sentimentos à família, amigos, e colegas de Dom Moacyr e a todos aqueles que foram tocados por sua luz e obra.