Encontro Nacional de Gestores(as) e Equipes Técnicas do Programa de Proteção aos Defensores(as) dos Direitos Humanos, Comunicadores(as) e Ambientalistas.
Ocorreu, nos dias 17, 18 e 19 de Novembro em São Luís – MA o Encontro Nacional de Gestores(as) e Equipes Técnicas do Programa de Proteção aos Defensores(as) dos Direitos Humanos, Comunicadores(as) e Ambientalistas.
A iniciativa do encontro foi feita pela Secretaria Nacional de Proteção Global (SNPG) em conjunto com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e com a participação do Centro popular de formação da Juventude na gestão do evento.
O encontro teve o intuito realizar uma troca de experiências a fim de reconhecer os diversos desafios encontrados pelos estados na elaboração e atuação dos programas de proteção e, a partir disso, realizar diálogos pontuais para aprimorar as formas de atuação dos programas nos estados e no âmbito Federal.
O encontro contou com a participação do Secretário Adjunto da Secretaria Nacional de Proteção Global, Eduardo Melo; do Diretor da Diretoria de Proteção e Defesa dos Direitos Humanos da Secretaria Nacional de Proteção Global, Herbert Borges de Barros; Representante do Alto Comissariado para os Direitos Humanos das Nações Unidas – ACNUDH, Jan Jarab; além de diversos outros convidados e convidadas atuantes diretamente dentro da área dos programas de proteção e representantes das equipes dos programas de proteção aos defensores de direitos humanos dos estados do Amazonas, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Pará, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraíba e Bahia.
Durante todo o evento foram postas discussões e propostas sobre a atuação dos programas de proteção dentro dos estados, além da constante firmação da importância desses programas em meio ao âmbito nacional vivenciado pelo Estado atualmente.
Abaixo estão os depoimentos de alguns participantes do Encontro Nacional.
“De volta na Bahia, trouxe na bagagem a riqueza dessa experiência diversa e sólida, que foi conviver com cada companheira e companheiro técnico, profissional, mas sobretudo, militante na defesa dos direitos humanos.
Parabéns Hebert, Douglas e Equipe, Vida e Juventude e obrigado a todas e todos por essas horas marcantes, de aprendizado.
Fico na expectativa de recebê-los em breve, em Salvador.”
“Nós que agradecemos a oportunidade!
Além da gentileza e profissionalismo que toda equipe do Vida Juventude organizou este evento, juntamente com Douglas e sua equipe, estava tudo perfeito!
Saímos com certeza mais fortalecidos e isso significa consequentemente o fortalecimento da Política de Proteção e da luta pelos Direitos Humanos.
Um forte abraço da Paraíba para todas/os e até a próxima!”
“Pessoal, nós do RJ gostaríamos de parabenizar o Vida e Juventude e o MMFDH pela organização do evento e agradecer pela oportunidade de participarmos dessa construção coletiva. Tenho certeza que saímos desse encontro muito mais fortalecidos na luta pela proteção dos direitos humanos!
A troca com os demais colegas de todo Brasil foi muito significante pra nós!
Um beijo do RJ pra todos vocês!”
“A todos e todas o meu muito obrigado, pelo belíssimo trabalho desenvolvido, aos organizadores meu parabéns e obrigado pelo acolhimento e profissionalismo, ao representantes dos estados gratidão pelo belíssimo debate e encaminhamentos sugeridos, sigamos convictos na prática de fazer sempre o melhor pelos direitos humanos.
Vida e Juventude e o MMFDH parabéns pela organização e agradecer a oportunidade de estarmos nessa construção de caminhos que garantam a proteção de direitos humanos.”
“Agradeço às equipes do Vida e do Maranhão pela acolhida e pelos cuidados que tiveram em cada detalhe durante a nossa estadia no encontro. A troca nesses dias foi muito rica e volto para minas cheio de ideias e com os ânimos renovados, por isso estendo meus agradecimentos aos demais estados, certo de que demos mais um passo importante na consolidação da política de proteção a defensores e defensoras de direitos humanos no Brasil.”
“Também quero agradecer pela participação neste evento, tão relevante para o aprimoramento da política de proteção a pessoas. Foi uma troca de saberes e experiências riquíssima. Agradeço a toda a equipe da CGPTDDH e do Vida e Juventude pela realização do Encontro, e pela Secretaria de Estado do Maranhão, pela acolhida! Sigamos na construção dos laços tão necessários para a atuação em rede na defesa dos Direitos Humanos!”