Constitui-se no órgão máximo de deliberação da Associação e será composta por todos os associados regularmente registrados, independente de sua categoria, desde que em dia com as suas obrigações estatutárias.
É o conjunto estruturado de medidas institucionais voltadas para a prevenção, detecção, punição e remediação de fraudes e atos de corrupção, em apoio à boa governança.
A Diretoria constitui-se em órgão colegiado, de natureza executiva e administrativa, responsável por formular e organizar as atividades da Associação.
O Conselho Fiscal é o órgão colegiado responsável pela fiscalização das contas e das atividades contábeis e financeiras da Associação.
Estrutura contratada externamente para o suporte, avaliação e acompanhamento das demandas contábeis e financeiras.
Estrutura contratada externamente para o suporte da Rede no apoio e avaliação de contratos, convênios e demandas jurídicas.
Serviço contratado externo responsável pelos processos tecnológicos do Vida e Juventude, bem como os sistemas de gestão, a proteção de dados e as ferramentas e plataformas.
Serviço contratado externo responsável pela comunicação e marketing institucional, comunicação administrativa e o relacionamento com a imprensa, por meio da implementação do plano de comunicação.
Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Distrito Federal – CONSEA/DF
Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS
Instituições sociais e eclesiais que dialogam com as pautas de direitos humanos: CBJP, SMDH, REPAM- Brasil, Contag, Vivat, FNS, CESI, CJP-DF, MNDH, Cáritas Nacional, CPP, CIMI.
Setor responsável pelo planejamento das finanças da organização, além da gestão da equipe ( rotinas, contratações, editais etc..) e dos recursos da área financeira. É também responsável por prestar contas à diretoria e ao escritório de contabilidade acerca de valores, faturamento, ativos, e também nas tomadas de decisões.
O Vida e Juventude possui uma plataforma de educação à distância que possibilita o desempenho pedagógico de cursos para qualquer área do conhecimento. Os cursos são compostos por fóruns temáticos, vídeos, textos (interação assíncrona), chat’s (interação síncrona), entre outros recursos do Moodle.
Atualmente temos disponíveis os seguintes cursos virtuais:
Formação de Jovens para Empreendedorismo: Tecendo Vida e Cidadania.
O Vida e Juventude participa de duas Campanhas permanentes:
Caberá ao Setor de Projetos do Vida e Juventude além da Captação de recursos, Coordenar as quatro fases dos projetos e programas;
Em 2022, o Vida e Juventude executa dois programas em parceria com o Governo Federal e um Projeto aprovado em parceria com o Banco do Brasil.
Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM) com o NTF (Núcleo Técnico Federal), atuando nos Estados onde não existe o Programa Estadual.
Programa de Proteção aos/as Defensores/as de Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas (PPDDH), que são todos os indivíduos, grupos e órgãos da sociedade que promovem e protegem os direitos humanos e as liberdades fundamentais universalmente reconhecidos, conforme define o Decreto Presidencial nº 6044 de 2007, que institui a Política Nacional de Proteção aos/as Defensores/as dos Direitos Humanos. O Programa atua no âmbito da Portaria nº 507, de 21 de fevereiro de 2022, MMFDH; do Decreto nº 9.937/2019 e das alterações advindas com Decreto nº 10.815/2021, que fixam prerrogativas e atribuições voltadas à articulação de medidas protetivas em prol do público acompanhado
Projeto Tecendo vida e Cidadania, que tem o objetivo de: Oferecer oficinas de empreendedorismo às/aos jovens do ensino médio, orientando e motivando-os/as para o empoderamento e a construção de novas ideias e possibilidades de negócio, despertando as habilidades e competências socioemocionais e socioambientais, a capacidade criativa para atuar de maneira mais ativa no mercado de trabalho.
O objetivo principal do Vida e Juventude é a formação para a cidadania e a promoção e defesa dos direitos humanos de pessoas e grupos sociais em situação de vulnerabilidade.
Em nossas atividades e atuação utilizamos metodologias que preservam os princípios da educação popular propostos por Paulo Freire(respeito ao protagonismo das pessoas e à cultura dos grupos), e nossa linha de atuação, a partir da referida metodologia, é a da formação integral do ser humano.