A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) é um documento marco na história dos direitos humanos. Elaborada por representantes de diferentes origens jurídicas e culturais de todas as regiões do mundo, a Declaração foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em Paris, em 10 de dezembro de 1948, por meio da Resolução 217 A (III) da Assembleia Geral como uma norma comum a ser alcançada por todos os povos e nações. Ela estabelece, pela primeira vez, a proteção universal dos direitos humanos.
Desde sua adoção, em 1948, a DUDH foi traduzida em mais de 500 idiomas – o documento mais traduzido do mundo – e inspirou as constituições de muitos Estados e democracias recentes.
Clique aqui para ler ou fazer o download da DUDH.
Texto retirado de: https://nacoesunidas.org/direitoshumanos/declaracao/.
Vale lembrar também, nesta data, do Jogo da Memória da Declaração Universal dos Direitos Humanos criado pelo “Instituto Nacional dos Direitos Humanos e Defensoria do Povo” do Uruguai. Esta entidade trabalha de forma autônoma e independente, esta se encarrega da promoção e proteção, em sua extensão, dos direitos humanos de todas as pessoas.
O jogo tem como objetivo ser utilizado como material paradidático na educação em direitos humanos.
Este pode ser baixado em formato PDF clicando aqui.