A UnB está com inscrições abertas para o curso “Estratégias de empoderamento de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social”, o JAVU. A iniciativa destina-se a professores da rede pública de ensino (do 6ª ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio) de 40 municípios brasileiros cujos índices de vulnerabilidade juvenil são classificados como “alto” ou “muito alto” (confira a lista), além de terem aderido ao Programa Saúde nas Escolas (PSE).
Desenvolvido na modalidade de extensão e no formato EaD com tutoria, a capacitação é uma iniciativa do Núcleo de Estudos em Saúde Pública da UnB (NESP/UnB), em parceira com o Ministério da Saúde. O objetivo é colaborar com uma cultura inclusiva, emancipatória, não discriminatória, de respeito à diversidade e de cultura de paz no contexto escolar, de modo a promover a saúde de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social.
Estão sendo disponibilizadas 2.500 vagas. A formação é gratuita, com duração de 180 horas e apresenta um conteúdo centrado nos jovens e adolescentes e em temas que permeiam o ambiente escolar, como: prevenção às violências, inclusive no namoro; álcool e outras drogas; direitos sexuais e reprodutivos; gênero e outros. A partir da imersão na formação, os professores terão acesso à Topografia Javu (TopJavu), um mapeamento da rede de serviços de apoio e proteção à juventude nos municípios selecionados.
CLIQUE AQUI ou no link abaixo e faça sua inscrição “gratuita” no curso: “Estratégias de Empoderamento de Adolescentes e Jovens em Situação de Vulnerabilidade Social”.
CARGA HORÁRIA 180h, (certificado emitido pela Universidade de Brasília (UnB)).