O Vida e Juventude oferece Assessorias nas áreas das relações interpessoais, gênero, mediação de conflitos e comunicação não violenta, afetividade e sexualidade, atendimento surpreendente, planejamento participativo, formação de lideranças, dentre outras, para empresas, instituições, grupos, movimentos, entidades interessadas, seja do Governo ou da Sociedade Civil.
Os temas e cargas horárias podem ser sugeridos pelas empresas e/ou instituições interessadas. Esses cursos “in company” são planejados com metodologia exclusiva para cada organização solicitante.
Os custos de cada consultoria dependem da especificidade da proposta/produto, bem como da quantidade de participantes, da carga horária e do local a ser realizada a capacitação.
O Vida e Juventude oferece em seus cursos: facilitador/a especializado/a com a temática solicitada, material didático exclusivo, certificado e, se for necessário, nota fiscal de prestação de serviços.
Mediação De Conflitos:
O Vida e Juventude promove, entre outras iniciativas de capacitação, cursos de formação de mediadores/as de conflitos para lideranças comunitárias, jovens, mulheres, educadores/as e demais profissionais interessados/as, para a consolidação de uma cultura de paz.
Através de aulas expositivas, exercícios temáticos e dramatização de casos pedagógicos e reais, este curso oferece informação sobre o tema, viabiliza o acesso ao conhecimento teórico-prático sobre o processo de mediação e capacita para o seu exercício.
O curso possibilita o desenvolvimento de capacidades comunicacionais, atuando preventivamente na melhoria da qualidade da relação interpessoal e intergrupal e, consequentemente, na ampliação da capacidade negocial das partes, adequada principalmente às relações continuadas no tempo – relações contratuais, de trabalho e de parceria – famílias e comunidades.
A formação de mediador/a assenta em três princípios:
- “Saber”: aquisição das noções teórico-práticas e sócio-psicológicas relacionadas com a intervenção do/a mediador/a;
- “Saber ser”: o/a mediador/a desenvolve suas competências comunicacionais e interacionais, bem como a sua forma de atuar e de se posicionar face aos conflitos para tomar consciência dos seus processos de projeção pessoal e os seus limites na gestão de situações conflitivas;
- “Saber fazer”: desenvolvimento prático mediante o exercício e aplicação das competências adquiridas ao longo do curso.
Conteúdo Programático: Presencial
- Apresentação e integração dos participantes.
- Apresentação da proposta do curso e estabelecimento de contrato de convivência.
- Visão sobre Conflitos: compreender e clarificar a noção de conflito.
- Cultura de Paz e Não-Violência Ativa.
- Resolução Não-violenta de Conflitos.
- Diferença entre Negociação, Arbitragem, Conciliação, Justiça Restaurativa e Mediação.
- Treinamento de Negociação.
- Mediação de conflitos: método passo-a-passo.
- Dramatização de mediações a partir de situações pedagógicas
- Objetividade na descrição e no relato de situações conflitivas pelos participantes.
- Exercícios para o desenvolvimento das habilidades comunicacionais: Mensagens EU.
- Problemas com o processo de mediação.
- Atributos inerentes ao papel de mediador (a).
- Dramatização de mediações a partir de situações reais.
- Técnica de Escuta Ativa.
- Avaliação do Curso.
CNV – Comunicação Não Violenta:
A prática da Comunicação Não-violenta (CNV) amplia a nossa capacidade de conexão, escuta empática observação; favorece a realização de escolhas mais conscientes; inspira a agirmos de forma compassiva e solidária. Sua utilização proporciona o resgate do que há de mais genuíno nas pessoas, que são suas emoções, seus valores e a capacidade de se expressarem com empatia e autenticidade, em busca do seu bem-estar e dos que os cercam.
A CNV, favorece o aprimoramento da qualidade das relações entre casais, companheiros, amigos, filhos, vizinhos, colegas de trabalho e todas as pessoas com as quais interagimos.
- A importância da comunicação não violenta no cotidiano
- A comunicação que facilita e bloqueia a compaixão
- Treinando uma conversa empática
- Os quatro componentes da comunicação não violenta
- A diferença entre observar e avaliar
- Expressando sentimentos quando as necessidades não são atendidas
- As necessidades na origem dos sentimentos
- Importância do reconhecimento das necessidades na elaboração do pedido
- A diferença entre reclamar, exigir e pedir
- Elaborando um pedido com maiores chances s de serem atendidos
- Negociando um espaço bom para todos
- A prática da gratidão